Pirenópolis doc

O PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro nasce em 2015 com o objetivo de mapear e difundir as obras documentais clássicas e contemporâneas produzidas nos cinco cantos do Brasil. Com direção artística e curadoria de Fabiana Assis o festival atua como  lugar de estímulo ao pensamento crítico e à discussão das questões que envolvem as diversidades do gênero documentário.

O festival acontece sempre no histórico Cine Pireneus, na encantadora cidade de Pirenópolis, localizada no coração do Brasil. Já passaram pelo festival importantes nomes do cinema brasileiro como Eduardo Escorel, Helena Solberg, Jorge Bodanzky e Vladimir Carvalho, entre tantos outros. 

Além das mostras competitivas e retrospectivas de cinema, o festival promove cursos e oficinas de documentário e também o Programa Primeiro Corte, um laboratório imersivo de consultoria para projetos em fase de montagem. 

Em suas duas últimas edições o PirenópolisDoc expandiu suas fronteiras e realizou uma série de atividades com foco na região  Ibero Americana:  a mostra Noutras Falas, que exibiu filmes de Portugal, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, em parceria com as instituições portuguesas Ao Norte e o Festival de Avanca e o Encontro Internacional de Fotografia, Cinema e Artes Digitais, que além das duas instituições já citadas, contou com o apoio da Universidade de Aveiro, Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Associação de Produção e Animação Audiovisual (Portugal), CEMRI – Media e Mediações Culturais (Universidade Aberta de Portugal) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Ainda no intuito de alargamento de fronteiras o PirenópolisDoc realizou, em 2018, a mostra Conexões Ibero-América: Constelação Guzmán, uma retrospectiva da carreira do renomado documentarista chileno Patricio Guzmán.